terça-feira, 9 de julho de 2013

Novos rumos para a Página de Zadoque

Hoje tentei cancelar a minha conta na Tripod/Lycos. Uma vez que eles não deram sequer respostas pelos E-mails que enviei. Mas qual foi a minha surpresa quando descobri que o próprio site da Tripod apresentava problemas para o cancelamento da conta! Tinha um link que levava sempre para uma página. É possível até que eles não responderam por problemas técnicos.

Mais um motivo para não usar esse tipo de serviço. Mas tem outros, e bem justificados:

A Página de Zadoque foi criada para render. O que não aconteceu. Ao contrário, começou a tornar-se muito “sofisticado” e um pouco confuso no visual: Quando comecei, eram páginas bastante simples, bem basicão, e que destinava a um monitor de média resolução. Pouco depois, já com um monitor com maior capacidade, a página foi se adaptando com novas “montagens”. E depois, inseri os scripts (linguagens de programação) para torná-las mais interativas. Inclusive os supostos famigerados scripts, que segundo a servidora, motivou a minha expulsão dela.

Mas por causa desses scripts, eu obtinha valiosas informações sobre os comportamentos dos internautas. Contudo, isso não beneficiou-se no sentido de tornar a página de fato rentável.

Quando me dei por conta de que não iria conseguir nada com isso, a linha editorial da página começou a ser redefinida, e de acordo com a minha postura evangélica. Ela passou a ser direcionada para conscientizar as pessoas sobre as situações atuais. E a rentabilização foi aos poucos, deixada para o segundo plano.

Acontece que foram quase 9 anos pagando cerca de US$ 8,95 por mês, pelo serviço de hospedagem para a Tripod. Este que apresentava recursos limitados. Fora os custos com as conexões, o tempo etc. E o meu site não era um blog. Pois, eu tinha de desenvolver tudo na unha. O que dava mais trabalho. E sem ganhar nada com isso.

Novos projetos então, foram criados, e eu tinha aprendido uma nova linguagem: A PHP; além de noções de MySQL. Mas a Tripod não oferece suporte para ambos, sem contar de que percebi ser ela pouco confiável. Eu estava portanto num impasse.

O rompimento com essa prestadora de serviço foi na verdade oportuna. De uma certa forma sinto mais leve: Sem todo aquele embaraço em códigos, trabalhos para mexer neles, custos de manutenção etc. Este artigo que você está lendo, por exemplo, está em uma ambiente mais “limpo”, e em um dos mais destacados serviços de blog: A Google. Este que oferece medidores de estatísticas, RSS e toda uma estrutura. E o melhor: De graça.

É claro que nada é de graça. Sempre tem um custo. Mas pelo menos não estou pagando uma mensalidade. Vai surgir um novo site, e em hospedagem paga. Só que pretendo usá-lo para uma finalidade mais específica. Aguarde!



Nenhum comentário:

Postar um comentário