quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Um sebo a menos em São Paulo... E mais um atravessador virtual de livros usados

A implosão continua. Desta vez é o Sebo Liberdade da Av. Liberdade. Foi para a 5ª dimensão. Por que será?

Suponho que seja por causa de um atravessador de venda de livros, e que provocou uma pequena turbulência mudança de paradigma no comércio de livros usados. E depois, surgiram outros, para competir.

Esta foi uma das razões porque decidi não ser um atravessador virtual de livros usados. Isto foi em 2004, quando vi que não iria dar conta para desenvolver toda uma estrutura de um intermediador de venda de livros de terceiros. E o pior: Ter de competir nessa área que não é exatamente a minha. Na época acabou surgindo um. Agora são 5 (se é que não teriam mais). Vocês podem conferir no seguinte endereço:

http://zadoque.com/Livros02.php#portais_de_livros

No momento só resta o Sebo Liberdade da Praça Carlos Gomes, 124.

Pelo visto, confirma a minha previsão de que a concorrência iria ser grande.

Das últimas vezes em que estive no centro da cidade, deparei a ausência de duas vitrines de livros na entrada de um prédio. Lá, está um dos sebos antigos e tradicionais de São Paulo. A explicação: Corte de verbas. Pois, o seu dono achava que estava gastando as despesas inutilmente, e que não estava vendendo os livros. Exceto no Estante Virtual.

Antes, o mesmo tinha tirado o seu site do ar. Alegava de que não vendia nada nele, e sim, no Estante Virtual. Eu ia perguntá-lo se um site se destinava somente para isso. Não seria também para divulgar os trabalhos e/ou produtos de seus proprietários?

A pouca distância deste sebo tem um outro, também dentro de um prédio, lá na Rua 7 de Abril, 264 (exatamente aonde ficava o antigo Sebo 264). Mas trata-se de um outro sebo: O Flanarte. Fica lá no fundo, e fora da visão para quem que vai pegar o elevador. No entanto, mantém uma vitrine bem na entrada do edifício.

Além deste, o sebo mais antigo da cidade de São Paulo - A Livraria e Antiquária Calil - que fica na Rua Barão de Itapetininga, 88, mantém uma vitrine logo na entrada deste.

Achei a situação um pouco hilariante. Principalmente quando se sabe que muitos sebos estão na dependência deste atravessador virtual.

Por outro lado... Surge mais um atravessador virtual de venda de livros: O Mega Leitores. E que promete oferecer lojas virtuais para quem que pretenda aventurar-se no mundo de sebos. Isto é, além de livros, também quem que esteja disposto a vender seus CDs, DVDs e LPs. Para que tenha uma idéia do seu acervo, veja as imagens desta página:

http://zadoque.com/MegaLeitores.php

...

É para pensar.

2 comentários:

  1. Olá zadoque,depois de ler sua reportagem,eu te pergunto,ainda existe alguma banca de revistas antigas na cidade,não costumo ir ao centro de SP,mas ultimamente estou procurando por elas(revistas),me indicaram as do centro,resolvi então pesquisar,lamentavel o ocorrido,será que vc pode me informar se ainda encontro alguma banca,desde já te agradeço,abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não. Mas creio que com o tempo voltarão as bancas. Talvez daqui a médio prazo. Desculpe-me de não ter respondido antes: Não estou acostumado com o Blogger da Google. E nem sabia ao certo se o sistema de comentário funciona ou não. Este é o meu primeiro comentário.

      Excluir